Páginas


domingo, 21 de outubro de 2012

PROGRAMA CUIDANDO DE VOCÊ: A ALIMENTAÇÃO ADEQUADA NA GRAVIDEZ


Durante o período gestacional, os cuidados com a alimentação são de extrema importância, pois garantem uma gravidez tranquila e a saúde do bebê. Sempre se soube que os hábitos desenvolvidos durante toda a vida eram decisivos para o aparecimento de diversas doenças na fase adulta e na velhice. O que muita gente não sabe, no entanto, é que muitas das principais doenças da idade adulta têm origem ainda na vida intrauterina. É durante toda a gravidez que a nossa história física e mental começa a ser construída. Estudos demonstram que fatores como o estresse, exposição a substâncias tóxicas, alimentação inadequada e descontrole hormonal durante a gestação podem comprometer ou alterar o desenvolvimento fetal e, consequentemente, predispor ao aparecimento de diversas doenças na idade adulta, tais como doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, colesterol elevado, diabetes, câncer e até depressão.

Algumas dicas importantes para a gestante:
Durante a GESTAÇÃO:

-  Alimentos fontes de ácido fólico (vegetais verdes escuros – espinafre, couve, agrião etc.);
- Alimentos fontes de vitamina B6 (cereais integrais – pão integral, arroz integral, aveia entre outros); 
- Alimentos fontes de vitamina B12 (ovos, carne, peixe, frango);
- Não aquecer alimentos em recipientes plásticos, para evitar a intoxicação na gestação;
- Evitar dietas ricas em gorduras (saturadas e trans), produtos industrializados em geral;
- Consumir alimentos antioxidantes e uma alimentação bem colorida (amarelo, vermelho, roxo, verde…) com a presença de frutas, legumes e verduras;
- Alimentos fontes de ômega 3, 6 e 9 (linhaça, azeite de oliva, abacate, peixes – sardinha);
- Evitar o consumo alimentos alergênicos como leite e derivados, que contém glúten (farinha de trigo, pães), amendoim, soja.
- Evitar o consumo de café.

Durante a AMAMENTAÇÃO

- A mamãe também deve manter uma alimentação equilibrada:
- Continuar com o consumo de alimentos fontes de ômega 3 como peixes (sardinha), linhaça,
- Consumir ovos, de preferência cozido;
- Consumir Frutas, Legumes e Verduras,
- Consuma água e líquidos em geral (chás, sucos).
- Evitar o consumo de café.

Primeiros 6 MESES DE VIDA

-LEITE MATERNO EXCLUSIVO
 
RECEITAS DO DIA:

No início da gravidez, os enjoos são mais frequentes, as vitaminas são normalmente bem toleradas principalmente as com banana e melão, além do iogurte como uma importante fonte de cálcio. Do livro de Receitas da Grávida Saudável .

Vitamina de laranja com banana

 - 1 banana média fatiada

- 250 ml de Suco de laranja

- 1 potinho de Iogurte natural

   Bata tudo no liquidificador


Vitamina de banana e melão


- 1 xícara de melão em cubos

- 1 banana média fatiada

- 250 ml de Suco de maçã

- 1 potinho de Iogurte natural

Bata tudo no liquidificador

Ouça o programa: http://www.radiosantaluzia.com.br/noticia-detalhe/CUIDANDO+DE+VOCE++A+IMPORTANCIA+DE+UMA+ALIMENTACAO+ADEQUADA+NA+GRAVIDEZ




PROGRAMA CUIDANDO DE VOCÊ: O ESTRESS E O COMPORTAMENTO ALIMENTAR



No mundo de hoje, situações como trânsito, problemas financeiros e familiares, entre outras situações, acabam levando o ser humano ao limite do seu corpo e mente, resultando em um mal que afeta grande parte da população: o stress, que é a capacidade que o organismo tem de se adaptar a situações de mudanças do meio ambiente e de preparar-se para a situação que chamamos de luta ou fuga.
Perante uma ameaça, o corpo reage automaticamente com uma resposta de "lutar ou fugir". A descarga de adrenalina conduz o sangue ao cérebro (esquenta a cabeça), ao coração( aumenta os batimentos cardíacos) e aos músculos ( tremor nas pernas), afastados do sistema digestivo (por isso o frio da barriga), essa descarga de adrenalina prepara o nosso corpo para lutar ou fugir. Acredita-se que temos esta reação mesmo que a ameaça ou agente estressante seja psicológico ou emocional. Este estado de alerta deveria tornar-nos incapazes de comer e provocar náuseas, inclusive. No entanto, descobriu-se que em algumas pessoas este estado ainda incentiva a comer mais.

RECEITAS:

SUCO ANTI-ESTRESS (para ser feito no liquidificador)10 morangos meia pêra
1 banana 1 colher de sopa de germen de trigo ou semente de linhaça
200 ml de água Bater tudo no liquidificador.

SUCO ANTI-ESTRESSE (para ser feito na centrífuga)
- 1 maçã com casca e sem semente - 1 cenoura média Cenoura
- 2 flores de brócolis
- 2 galhinhos de salsinha Corte as cenouras e as maças em pedaços pequenos e coloque na centrífuga com os demais ingredientes, no final adicione um pouco de água gelada pra diluir o suco.


Ouça o programa: http://www.radiosantaluzia.com.br/noticia-detalhe/CUIDANDO+DE+VOCE++O+STRESS+E+O+COMPORTAMENTO+ALIMENTAR

SUCOS

Sucos naturais são nutritivos, saudáveis e fáceis de preparar. No programa Bem Estar), a nutricionista Andréia Naves e a chef de cozinha Tatiana Cardoso explicaram os benefícios
Mas é preciso atenção na hora de comprar as frutas. A repórter Marina Araújo foi até o Ceagesp, maior centro atacadista da América Latina, e descobriu o “certificado de fruta doce”. Segundo o engenheiro agrônomo Gabriel Bitencourt de Almeida, um aparelho chamado refratômetro mede o conteúdo sólido solúvel, ou seja, a doçura da fruta.
 O sólido solúvel do suco representa a quantidade de açúcar que a fruta tem. A maioria das frutas tem entre 10% e 15% de açúcar. Mas algumas são mais ácidas e escondem o sabor doce, como o maracujá. Por exemplo, uma laranja boa tem 12% de açúcar. Então um copo com 300 ml de suco de laranja já tem cerca de 3 colheres de sopa de açúcar. É o mesmo que tem uma latinha de refrigerante, ou seja, não precisa adoçar o suco.

Todas as receitas de sucos fazem bem ao organismo, mas cada uma tem uma função predominante. Os sucos preparados no Bem Estar foram: desintoxicante, digestivo, que protege o sistema imunológico, tonificante para a pele e antioxidante.

Desintoxicante Pensando na combinação de vegetais e frutas extremamente hidratantes como a maçã, o salsão e o pepino, que nos auxiliam na eliminação de toxinas, temos uma ação desintoxicante. Somada à ação antiinflamatória do hortelã, temos um verdadeiro elixir desintoxicante.

Ingredientes:
2 maçãs
2 talos de salsão
1 pepino médio
1 colher de sopa de folhas de hortelã
Modo de preparo: bata todos os ingredientes no liquidificador com um pouco de água. Adicione gelo e sirva
Rendimento: 1 porção

Digestivo
A erva doce e a erva cidreira são suaves e têm poder digestivo. Quando acrescentamos abacaxi, temos uma bebida aromática.

Ingredientes
1 xícara de chá de erva doce ou camomila gelado
1 pedaço de 15 cm de erva cidreira
1 uma fatia de abacaxi
Modo de preparo: bata todos os ingredientes no liquidificador. Sirva com pedras de gelo

Protetor do sistema imunológico
Quando você adiciona a vitamina C presente na laranja e na acerola, as forças da clorofila presentes na salsinha e o poder do gengibre e mel, o suco vira um anti-gripal.

Ingredientes
200 ml de suco de laranja
½ xícara de acerola
1 pedaço de 3 cm de gengibre
Um tufo de folhas de ervas frescas à escolha (salsinha, hortelã, cidreira ou manjericão)
Mel a gosto
Modo de preparo: bata tudo no liquidificador e coe. Sirva com gelo
Rendimento: 1 porção

Tonificante para a pele
A ação hidratante da água de coco, do mamão papaia e do abacaxi já seriam por si só excelentes tônicos para a pele. Mas as fibras da couve intensificam o trabalho intestinal e fazem deste suco uma verdadeira fórmula para uma pele limpa, bonita e saudável.

Ingrediente
200 ml de água de coco ou água
½ xícara de mamão papaia
½ xícara de abacaxi
1 folha de couve
Modo de preparo: bata tudo no liquidificador e sirva com pedras de gelo
Rendimento: 1 porção

Antioxidante
Os polifenois presentes nas frutas vermelhas dão o poder antioxidante da bebida.

Ingredientes
¼ de xícara de polpa de açaí congelado
¼ de xícara de morango picado
¼ de xícara de uva escura
Modo de preparo: bata tudo no liquidificador e, se necessário, acrescente água.
Rendimento: 1 porção

Se você preferir, pode fazer cubinhos de gelo com as frutas e com a couve. As frutas com mais água são as mais indicadas para fazer este preparo nas formas de gelo, como melancia, maracujá, maçã e kiwi. O preparo é simples: lave a fruta ou a couve e pique no liquidificador com 100 ml de água. Deixe bater bastante até ficar numa consistência de suco grosso - não é necessário acrescentar mais água. Coloque nas forminhas de gelo no congelador e deixe gelar.
Segundo as especialistas, é importante consumir o suco imediatamente após o preparo e evitar consumi-lo no almoço e no jantar já que ele atrapalha a digestão.
 
 

PROGRAMA CUIDANDO DE VOCÊ: MEU FILHO NAO COME VERDURAS, LEGUMES E FRUTAS. O QUE EU FAÇO?

 
Pelo fato das crianças estarem crescendo e desenvolvendo os ossos, músculos. Alimentação infantil adequada é importante para evitar as principais carências nutricionais. A anemia por deficiência de ferro e a desnutrição energético-proteica são as carências mais comuns na infância. Estima-se que no Brasil a anemia afete aproximadamente 55% das crianças menores de cinco anos, e, no mundo, 47%, sendo considerado um grave problema de saúde pública.


Crianças desnutridas têm pior rendimento escolar, dificuldades de aprendizagem, mais expostos aos ricos de doenças e maior risco de mortalidade.
DICAS PARA INSERIR ALIMENTOS MAIS SAUDÁVEIS NA ALIMENTAÇÃO DIÁRIA INFANTIL

1. Leve as crianças à feira
Apresente a elas um novo mundo de cores e sabores no sacolão, no mercado central ou mesmo no supermercado. Peça para os pequenos tocarem as frutas e os legumes, sentirem suas texturas e seus aromas. Peça também ajuda, por exemplo, para escolher os tomates mais bonitos.
2. Capriche na apresentação das comidinhas
Na idade pré-escolar, a criança se sente atraída pelas formas curiosas como são apresentados alimentos. Por isso, decore o prato de um jeito bem divertido. Misture vegetais de diversas cores e formatos. Você pode usar, por exemplo, aquelas forminhas especiais para cortar legumes. Faça uma carinha no sanduíche.
4. Inclua verduras e legumes no lanche
Além do almoço e do jantar, ofereça vegetais também no lanchinho da tarde. Que tal um minicachorro-quente que, em vez de batata palha, tenha cenoura crua ralada? Ou um hambúrguer pequeno com folhas de alface?
5. Deve ser oferecida uma fruta, uma hortaliça de cada vez, na forma de purê, sucos, patês, bolos, tortas, cubinhos de gelo.
6. Respeite os gostos da criança
Se seu filho provou uma verdura e não gostou, prepare-a em uma próxima refeição de maneira diferente. Não desista na primeira tentativa, oferece até 8 a 10x. Se, mesmo assim, depois de testar receitas diferentes, se a criança continuar dizendo que não gosta, respeite. Nada de castigo.
Uma sugestão de uma semana de LANCHES SAUDÁVEIS:



Segunda-feira: Bolo de banana com aveia + um suco natural + uma fruta
Terça-feira: pastel assada de ricota + um suco de caixinha + salada de frutas
Quarta-feira: pão bisnaginha com geleia de frutas + achocolatado + uma fruta
Quinta-feira: sanduíche + suco de caixinha + salada de frutas
Sexta-feira: barra de cereais + iogurte + uma fruta

As receitas

 

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

COMPULSÂO ALIMENTAR

 
Não devemos confundir fome real com fome emocional (causada por ansiedade, tristeza, alegria, etc.). A fome real, geralmente aparece após 3 horas de uma refeição, já a fome emocional vem a qualquer momento. A fome real vai aumentando de forma gradativa, diferente da fome emocional que vem de repente. Quando estamos com fome real qualquer alimento é bem aceito, já a fome emocional é bem seletiva, a gente escolha o que comer.